quinta-feira, abril 28, 2005

KARRAIO!?

Com início...agora, passo a apresentar alguns dos vocábulos mais interessantes da gíria e do calão populares que soi usar-se aqui à volta da Baságueda.

Pode ser que apareça alguém a contribuir e vá ajudando na lista.

Começo, obviamente, por "Karraio!?", com ponto de exclamação e de interrogação, como me parece adequado, porque é usado em situações em que um baságuedo sente necessidade de "exclamar" a sua estupefacção perante algo estranho.

Por exemplo: um não baságuedo aparece a descer a Baságueda numa prancha de windsurf. Qualquer baságuedo terá toda a legitimidade para exclamar: Karraio!?

Ou então, o baságuedo fulano de tal, detentor de um razoável estatuto social acumulado ao longo de 3 décadas, aparece no café a empurrar um carrinho de bébé. Ouvido o característico berrar, acode apressado o nosso baságuedo fulano de tal e eis que levanta docemente nos seus braços um lindo menino da cor do chocolate negro. Colectivamente, os 12 baságuedos presentes não conseguirão evitar um calado "Karraio!?

"Karraio!?", à primeira, parece poder traduzir-se por "Que raio!?"

Mas karraio está ali a palavra raio a fazer? É para disfarçar "merda", "porra", "caralho"? Karraio tem a palavra raio a ver com merda?, ou com porra?, ou com caralho?

2 comentários:

Anónimo disse...

Depois de um minuto sem respirar, e ainda, mal acabado de limpar a saliva, que se emboiçou, digo Ztu, vaiz. Bem na verdade, não tenho nada a acrescentar, no outro dia, vi-me arrasca, pra convencer o Espanhol, que tinha que ser daquele lado da gasolineira.

pratitamem disse...

Fui eu o pratitamem, o anónimo nesta epopeia sem fim. Nada tem de novidade, mormente o facto de ser esclarecido quem foi o ator... no com. acima...