domingo, maio 01, 2005

A NOSSA FALA II - LAPATCHÊRO

KARRAIO foi “A Nossa Fala I”
LAPATCHÊRO leva o nº II. A prosseguir.

Nome dado a um pequeno charco de água que se encontra no caminho, deixado pela chuva recente.

Lapatchêro distingue-se de lapaxeiro ou de lapacheiro, desde logo porque o termo original é utilizado pelos verdadeiros baságuedos. Os outros, são (mal) usados pelos outros (baságuedos falsos ou não baságuedos).

Para além disso, lapaxeiro e lapacheiro têm um som amaricado. Lapatchêro, ao invés, soa bem, viril, autêntico.

Não consta no dicionário, em nenhum dos grafismos. Trata-se de uma falha gravíssima, a reportar urgentemente à Faculdade de Letras. É que estamos a falar do termo mais adequado para a designação do tal pequeno charco de água. Podemos chamar-lhe charco, poça ou outra coisa mas, não conheço nenhuma palavra tão potente como esta.

Vai o Ti Xico Malhado pelo caminho fora, a pensar na vida:
"raisparta que não há maneira de chover comédado, as pinguitas que caíram ontem deram um jeitito mas não basta, os borregos levam tudo rapadinho. Hum! O raio do rouxinol não se cala ali no freixo da ribeira, que bem que canta o cabrão do rouxinol, como o rouxinol ninguém canta, não senhor. E de noite? Toda a santa noite a cantar, o filha da puta do rouxinol, olha! anda ali um espadatchinho, passarinho pequeno mas rabina, ai o filha da puta do espadatchinho não pára quieto. Ah! Olha o cuco, dá cá o cu, dá cá o cu, queres cu cabrão? Filha da puta do cuco, nem artes tem para fazer o ninho, tem que pôr os ovos nos ninhos dos outros, o cabrão, e ainda por cima quer cu. Vai lá meter-te com o picanço que ele logo te canta o fado, levas umas bicadas que te tchapas. Eh lá! 3 aviões ali no céu, que fumeirada que eles deitam…porra! Já caguei as botas todas no cabrão do lapatchêro. Filha da puta do lapatchêro, uma pessoa não pode distrair-se a ver os aviões, agora vou ouvir a patroa…olha para esta merda…

Não consigo imaginar o Ti Xico a pensar “filha da puta do lapaxeiro”… Não soa bem, não lhe ficava bem, ao Ti Xico Malhado.

Nem em Lisboa soaria bem:
O Tó e a Ana são estudantes, ele de direito ela de geografia, ele natural do Alentejo, ela baságueda da Bemposta. Caminham, com fome de almoço, em direcção à cantina nova porque ela deu em macrobiótica. O atalho, em terra batida, é mais rápido e sempre se vêem umas flores primaveris. Ele, apaixonado e ternurento, insiste na brincadeira de fazer cócegas com beijos no pescoço da Ana. De repente, ela grita: “cuidado! Olha o lapaxeiro!”
Que mau aspecto! Ó Ana, és da Bemposta, não és de Lisboa, catano!
Não tenhas medo de dizer LAPATCHÊRO, é isso que te distingue.

4 comentários:

Anónimo disse...

E dos outros lapatchêros não falas?
Os da politica, dos bombeiros, das dividas da camara.

Anónimo disse...

dividas de Camara !! Será que ha algo de novo em dividas de Camâras?? Claro que estão todas ataskadas em dividas , alias são tambem elas que fazem um pouco deste colorido Lapatchêro nacional. Vamos manter o humor , tristezas nao pagam dividas . Mas antes de acabar queria dizer que os problemas dos politicos , dos Bombeiros e das Camaras talvez tenham uma causa comum ...incompetência !!!!

Anónimo disse...

outro beirao da zona a convite de Lapaxeiro.

Lapaxeiro razão , gajas .....onde é que há gajas,beiroas , alentejanicas , transmontanicas , tanto faz ! não vamos mudar de assunto está bem ?

Anónimo disse...

Gostava de dizer umas palavrinhas sobre o assunto referido pelo amigo Lapaxeiro.
Talvez os homens não saibam o que as mulheres pretendem porque não pensam, elas só querem deixar de ser as mãezinhas deles, querem deixar de fazer comer, colocar a roupa suja no cesto...pois esta costuma ser uma tarefa muito dificil para o homem, arrumar a casa, enfim fazer as coisas que segundo o homem só as mulheres sabem e devem fazer !!!! No inicio dos tempos os homens devem ter tido acesso a informações que as mulheres não tiveram, pois não sei onde foram eles buscar estas ideias! Quando nascemos somos dependentes dos adultos, depois à medida que crescemos vamos ficando independentes, autonomos (o homem parece não ter atingido ainda este nivel de desenvolvimento, será ?)
É verdade que as mulheres gostam muito dos homens (algumas) apesar de estarem sempre a criticá-los, a queixarem-se, mas isto faz parte da mulher, por isso é que ela é mulher !!!
Mas atenção os homens fazem o mesmo, passam o tempo a queixarem-se e a dizerem mal das mulheres, então afinal onde que isto vai parar, pára sempre no mesmo sitio......só lá é que o homem e a mulher se entendem e utilizam a boca para fazer outras coisas....
precisamos todos uns dos outros, todos temos defeitos e qualidades e inteligência para perceber que existem diferenças entre os sexos e ainda bem que é assim portanto vamos aproveitar a vida.
Xendros cuidado, as "xendras" já estão mesmo extintas.... a procura foi maior para o nosso lado, ih,ih,ih