terça-feira, junho 07, 2005

A NOSSA FALA VII - PANÊLO

Tempos idos canalha e velhos jogavam ao panêlo no largo do batôco e frente à casa da Tonha Costa.
Esclarece-se que o panêlo é assim a modos que um cântaro ou um pote em forma de pucheiro grande onde ainda hoje muitas matronas guardam o enchido no azeite para todo o ano. Não esquecer que mulher bem governada era aquela que no dia da matança do ano apresentava ainda naquela soberba sopa de feijão encarnado e couve mal esfarrapada com gota de azeite novo cru por cima, a bexiga ou o palaio do porco do ano anterior. Não raro chamam-lhe escoureiro, que um arrevezamento de açucareiro, que era também em barro mas, claro, significativamente mais pequeno.
Vai daí voltamos ao panêlo: queríamos jogar ao panêlo e não tínhamos.
Vou eu e digo para o filho do Chico mais novo: se tivéssemos um fio de coco depressa arranjávamos um…. O caipila que tal nunca ouvira diz: fio de coco?! Isso que é. E vou eu: é um fio invisível muito forte que custa mais a rebentar do que um nagalho de saca. E o caipa: vai gozar outro. Invisível, Invisível é o homem do filme da televisão, Nisto chega o capa grilos que se mete e alinha: eu sei quem tem fio de coco: é o velho pote! E o filho do Chico mais novo: mas ele é um fuinhas do catano! Segura azeite nas mãos. Mal dá um fio de algodão para uma farinheira a quem lhe der um porco.
A malta estava-se a juntar e o montes hermínios sai-se: a minha prima, a filha do arrebenta com elas, é afilhada de batizo do pote. Se ela lá for e lho pedir ele dá-lhe. E logo o bebágua atira: vai lá ter com ela e que lhe peça aí obra duns 10 metros. 10 metros? diz o coiote pete que entretanto se juntara ao maralhal e que era bardina bastante para não se passar nada na aldeia sem que ele desse conta… E vou eu e digo: ó coiote , se calhar até é pouco. Viro-me para o montes: vê lá se a tua prima crava o pote e depressa.
Ó malta, brada o capa grilos, temos que nos organizar e o melhor é não estarmos aqui no meio da estrada que qualquer desconfia! Boas palavras ó capa, disse eu. Então é assim, continuei: Se o coco vier, o capa põe-se aos ombros do montes e ata uma ponta ali à tangerineira do geadas com um laçada corredia. O lambisgóia do caipila vai além para cima do pátio do filho do Chico mais novo e o cachiço atira um calhau lá para cima com a outra ponta. Eu já pus uma escada ali por detrás no olival do cabeçadas e tranquei a porta por dento com a cravelha para as velhas lá não irem a aviar a vida. O caipila desce por lá e tira a cravelha,pronto.
De repente aparece o montes todo contente e inchado com um carrinho de fio de coco..E foi um instante…
Ao cimo já assomava com o cantarinho lavadinho e deitadinho na molídia a Ritinha do fanegas.Tudo de repente se sumiu e aparte o aspirante que apanhava os cagalhões dos burros na estrada para fortalecer os alfobres da couve de corte, ninguém na estrada.A Ritinha passou e o cântaro ficou. Incrédula olhou e olhou, praguejava, remirava mas nada do fio invisível como o homem do filme da televisão. O caipila já o tinha puxado.
O capa grilos mete conversa com a Ritinha e o coiote vindima o cântaro num ai. A pobre da ritinha argumentava que o cântaro não tinha rebolado sozinho da molídia e que tinha empancado em qualquer coisa. Qual coisa, dizia o capa.Não vês que não há nada?
E agora a minha mãe? Levo uma malha. Um cantarinho novo… E remirava remirava mas o fio invisível é que ela nunca viu.
Não tardou estávamos todos a jogar ao panêlo O chicharro tinha lá uma puta duma cola que ao fim de cinco minutos secava e soldava as ranhuras: fazia-se assim uma mistura de dois tubos. Era mesmo uma cola dum filho de puta. Nunca vi!
Quem deixasse cair o panêlo pagava uma rodada e não havia ordem de amandação: cada um mandava para onde podia e o que estava mais perto tinha que evitar que ele caísse no chão.
Ainda durou uns bons cinco minutos este panêlo. E lá vamos todos para a tasca do filho do Chico a papar um misturinha de cerveja, vinho tinto, ovo cru, açúcar amarelo, canada dry, gasosa da cristalina, tudo batido e o pobre do coiote pete a arrotar a pepino.
E viva o panêlo!

31 comentários:

Anónimo disse...

Bem. Hoje há tarde, eu gritei lá no café. Há ai algum tradutor de Arabe! Ninguem achou piada, Tu és Sublime. mas eu não.

Anónimo disse...

A geração Pepsi , tiram-lhe o linear da escrita lógica e fica logo à nora . São novos , não pensam.Com o tempo fazem-se se não snifarem muita cola .

Anónimo disse...

Karraio...Changoto...Changoto...Karraio....
Dupla de peso!
Diferentes estilos, deliciosas leituras.

Anónimo disse...

Desta vez o amigo Lapaxeiro, fez-me pensar. Sinceramente gostei. Achei modesto, mas também me pareceu afinal com um potêncial, por cuja revelação aguardo.Temos Blog!..

Anónimo disse...

Queria dizer que considero a escrita do changoto, Sublime!

Anónimo disse...

Quando dois seres Humanos Heterométricos,"agora hà aí o metro" se conhecem demasiado bem. Ou seja este gajo que eu até Kurto con hece-me bem e é meu amigo. Há sempre intromissão sem TV. Lembro-me de Porto Covo e desse musico coitado! Lembro-me do jogo do Lenso! " Pùs o S por causa do Gajo que era sempre lento. A insenção trás saudade, quem me dera que me deixa-sem mesmo com o "ifen" não ser Isento! Mas não pode ser. Não posso correr atrás de uma vida que a Lei não me permite, no meu caso "Gozar" nem se; quero brincar! A troca do e pelo r ali atrás é assunto meu. Bem em qualquer dos casos é justo se assim é! Na verdade isto é tão rápido, nunca sí sabe lo quí nos gusta más, sí un Reisuel de camarôn, ô uno dê escórupion!.. Ti lô digo io amigo Lapaxeiro!

Anónimo disse...

Li este Post Sublime, pela segunda vez. Admito que na primeira vez " Maldido: Bendito" Jeto " Pra rima, por acaso adoro, mas não é bem neste genero. A questão minha é? será uma pergunta ou não. O que é que o bacano que meteu conversa com a Ritinha, lhe disse lhe contou, sobre as maravilhas da nova supercolatres!.. Que para Sorte da dona do Pote;( Ficou para pena minha Que adoro finaís Ìmprevistos" ) Com um Pote como novo? "Apezar" no Caruncho.

Anónimo disse...

Ás vezes sinto-me uma especie tipo "calimero" ou então tipo o protagonista do Perfume, mas sem tendências. sinto que sou incompreendido, já nem faço o "S# grande, que nunca fiz! E isso È sinal de Ougulo! Feijois, não gosto.Bem, inda por cima sem til. Adoro Feijoadas e Caldeiradas, com os meus amigos, pois tenho esse pervilégio, quase perverso. São todos tão tão parecidos comigo. Nessa vida social que nos alimenta, "não tou a falar das gajas"; È claro que os meus irmãos, quando estamos juntos me pôem no ceu, são os melhores momentos vividos neste mundo.O simples facto de os ouvir, Faz-me ficar novo, somos todos muito cúmplices. O objectivo deste com. éra porventura diferente. Mas como deixei correr a vontade, só uma forma de terminar, um Grande beijinho para a Aida uma das minhas poucas amigas Gajas; a Boces; drumam menos!

Anónimo disse...

para começar bem o dia nada como ler uma obra de arte !
Se calhar estava na altura de completar o trabalho literário do prof. José Manuel Landeiro !

Anónimo disse...

pratitamen

Anónimo disse...

Este blog tem textos bons mas comentários rascas.

Anónimo disse...

E eu aposto que metade do pessoal vem aqui para ver os comentários.

Anónimo disse...

cágado o teu comentário ganhou o primeiro prémio, podes partir.....

Anónimo disse...

Vai lá vai, mas qûe isto pá! Os cagados não são aqueles Animáis, com vários acentos, que se escondem atrás de várias carapacas, eu disse carapacas porque queria rimar, eles são na verdade opacos! Bem algum saiu do rebanho, eu até sei qual foi. Quando se reuniram lá no charco, ouve um que empurrou este desgraçado prá frente. Digo eu ou então escorregou!

Anónimo disse...

Como sempre digo, máis do que queria, feitio, do SAlguiero. Só tinha um objectivo um dia ser dobrado! Meu deus. Como é possivel aquilo que nos fázem; depois da morte, mesmo não quewrendo, ser General. Comem-nos os ossos, á parva, sem saber se é á Bairrada ou não. ( Jovem a puta da piada não era pessoal, em qualquer dos casos, graças só a tí e só a ti, temos no "conselho" os gajos da Razão Primitiva; era uma piada, em, qualquer dos casos tenho que te pedir desculpas, porque só sei trabalhar, assim, com a consciência tranquila.

Anónimo disse...

Subscrevo: este blog tem textos bons mas comentários rascas!!!
Ó pratitamem, vê lá se te coibes de fazer cometários a partir da 1 da manhã. Não contabilizando os erros ortográficos, o discurso é incompreensível, não se lhe encontra qualquer sentido.

Anónimo disse...

Eu não sou o Cágado, que não conheço, nem o rapaz que tu conheces Anonymo! Apenas mando bocas num Bloge que é livre que funciona como todos 24/24, Tu não és Alemão porque não tenho já nada contra eles, Sérá que és contra a lingua Portuguesa e eu não sei, ó és só " Católico não Ap+ostólico?

Anónimo disse...

O sentido que dás ás coisas se for igual, diz-me que eu começo a falar contigo como tu falas comigo!

Anónimo disse...

Foi reação novo, acordo quase simultanea, agoa sim ó antymo., v~e lá os erros ortográfdicos tipo o'87_17 e depois, ewu, vou viajar contigo, e explico-te porque é que não publicas-te o meu ultimo textwo e porque é que não meti os assentos nos uuuuu, e novamente o e depopis da virgula, e o que é Poesia! sem a tua estúpidez!

Anónimo disse...

O anononymo a lingua Portuguesa diz, acho eu que, juro ainda nao sai daqui. Caguei na acentuacao que te vou dar. Querias dizer não se lhes encontra! Ao discurso qualquer sentido, ou eu não encontro no texto, qualquer sentido? é que a tua opiniao pode ser analisada de varias maneiras. E eu nao sei se tu es poeta ou nao?

Anónimo disse...

FantASMAS, NÃO JÁ CHEGOU uma vez, ve lá se dás umas lambadas áo puto.

Anónimo disse...

Não deixem as mulheres mexerem nos computadores. Apanham-se sozinhas em casa , vêm para os blogs e só dizem asneiras.

Anónimo disse...

tralanguitane poetique , la sapate fine antes la bote de la trope. Se ninguem tentende aki na tens acentes nem maples nem o car..coiso.
Estika a veia poetica RH negativo com complexo de Sines aberto aos Domingos , Segundas terças estamos fechados á tarde. E, é assim deste modo Pratitamem que, a chuva é o calcanhar sujo de Aquiles.

Anónimo disse...

Discordo veementemente do Rastafary! Aliás, ficou cientificamente comprovado, após variadas e exaustivas experiências laboratoriais, documentadas num interessantíssimo artigo publicado na última edição da revista Science, que a relação entre as mulheres e os computadores tem evoluído de forma bastante positiva (o que, para alguns homens poderá acarretar o receio de que as mulheres, sem sair de casa, possam dar provas das suas superiores qualidades intelectuais). É crescente, de acordo com o artigo referido, o número de mulheres que passa o serão a navegar pela net, enquanto os maridos respectivos arrumam a cozinha, apanham a roupa do estendal e colocam os filhos na cama. Em contrapartida, cresce na mesma proporção o número de queixas de dor de cabeça apresentadas pelos homens, com maior incidência na hora de deitar.

Anónimo disse...

Discordo completamente mas faço minhas as tuas palavras

Anónimo disse...

E é mais facil uma agulha entrar pelo buraco de um camelo do que o reino dos ceus entrar pelo ......como é que é????

Anónimo disse...

revoltadassopeiras, queres namorar comigo? Devo, no entanto lembrar-te, das horas e dizer-te que a única coisa que eu não suporto, não é ser traida, mas sim saber que o fazes a teu belo prazer, na República Checa, com o gosto maravilhoso, de te vires contra mim, á espera das minhas palmas, eu que adoro Ficção e tenho a mania que invento, nunca pensei que uma pessoa que eu admiro fosse tão Baixo!

Anónimo disse...

Ò pratitamem!
- sim
-Não achas que foste longe de máis?
-Acho!
-E então?
-Então o quê?
-Então és a coisa máis parvinha que eu já vi até hoje!
-problema teu!

Anónimo disse...

Porque é que não falas comigo?
-Tu não mereces conversa.
-Ouve lá, queres-me ouvir ou não?
-Que mál é que te fiz?
-És um parvo!
-Eu sei, mas ouve lá, queres falar comigo ou não?
-NÂO!
-Porquê?
-Diz-me lá que mál é eu te fiz?
-És um parvo!
-eu sei eu sei que sou parvo, mas isso não é razão para tares armado em parvo também.
-Não é?
-
-És meu amigo ou não?
-sim!
-Sim, Diz lá!
-Diz lá o caralho, agora é que vens armado em parvo, agora já não preciso Obrigado.
-Porra só comigo!
-Só contigo porquê? És melhor cós outros?
-Queres boleia pra casa?
-Não obrigado vou a pé!

Anónimo disse...

Ao Pratitamem: Agora fiquei confundida. Será pedir muito que expliques outra vez? Fico grata. Sabes, é que às vezes preciso que me expliquem as coisas mais de uma vez. A não ser, claro, que não haja explicação.
Mas agora ocorre-me dizer mais qualquer coisa que vem a calhar. Com este tipo de comentários (onde incluo o meu),não se aprende nada. Tendo em conta a qualidade dos textos deste blog, "embarcar" neste tipo de considerações não me parece bem. Contra mim falo. Mas só por isso encerro aqui os meus reles post's.
A partir de agora, se algum comentário fizer, há-de ser para dizer coisas interessantes, porra! (se for capaz...)

Pratitamem disse...

Sábia! conclusão, diz o visado! estamos então em 14 de junho de 2023 e o mundo já é quase a cores e eu quero ser acho que merece o povo Madeirense que eu seja um dia o seu representante na luta do novo caminho, por um novo PS! Aqui no arquipélago..