quinta-feira, julho 28, 2005

A NOSSA FALA XVIII - CHAPADO

O Tribunal costuma reunir todas as tardes ali no Jardim do Batoco. A composição é variável mas mantém um núcleo duro de uma dúzia de anciãos. Nunca há ordem do dia definida, a não ser, eventualmente, a que decorre da actualidade. Todos os assuntos são bons assuntos numa audiência sem prazo e sem pressões, a acusação e a defesa são livres e não têm de ser devidamente fundamentadas. No entanto, independentemente do assunto ou personagem em julgado, quase sempre à revelia, bota-se juízo e decreta-se sentença sobre todos e sobre tudo.

Também se espetam mentiras.

Naquela tarde de Julho, o Ti Zé Luís Barata lança o mote:

- O qu'a mim no m’entra cá é aquela cousa de já terem ido à lua. Vós encontrais que alguma vez na puta da vida eles eram capazes de chegar lá acima…Ná! isso é que era doce…

Ti Chico Alemão, emigrante de muitas andanças, da Argentina à Alemanha, é daqueles que gosta de opinar, dando sempre um ar de quem domina os assuntos e possui informação sobre tudo. Viu logo ali uma boa oportunidade para fazer um pequeno brilharete.

- Ó Zé Luís, que dizes tu? Que não foram à lua? Ora essa! Os russos foram os primeiros a mandar o foguetão mas os americanos é que foram os primeiros a chegar à lua. Então até mostraram na televisão, que eu bem me lembro, em mil nove e sessenta e nove, era eu capataz na Alemanha…

O seu vício enciclopédico, a sua vontade de saber, levava-o a meter-se em todos os assuntos e, muitas vezes, a acreditar no inverosímel. Sabendo-o, alguns dos seus companheiros de audiência, aproveitavam-se.

- Isso é mentira, home, insistiu Ti Zé Luís, isso foi um firme c’os amaricanos fejeram. Isso é que les custava muito fazer um firme daquilo… eles fazem firmes de tudo. Inda no outro dia deu um na tilvisão com uns bitchos grandes com’á porra, qu'ê nunca tinha visto, inté mai grandes do que uma camioneta…atão onde é que eles foram a desincantar bitchos daquele tamanho? E inté parece qu' eram de vardade…

-Sim, sim – entra Ti João Gaducha, velho simpatizante comunista - é como eles irem para o Iraque porque o Sadã tinha lá umas bombas. Não descobriram bomba ninhuma, poi claro! Aquilo foi tudo um filme para convencerem os outros países a irem com eles, porque o que eles querem é o pitrol, os filhos dum corno. Mas anda qu’agora andam lá a levar nos cornos…

- Ah! poi, mas essa cousa de irem à lua foi um firme, é como te digo…- retomou Zé Luís

- Mas qual filme, pá! Digo-vos até mais, eles já lá foram 2 vezes, na nave Apollo não sei quantos e…

- Ná! – interrompeu Ti Manel Fretas, habitual ajuda de ti Zé Luís na arte de espetar mentiras, - a mim tamém no m’enrolam com essa. Esses cabrões dos amaricanos inventam toda a merda. Olha! inda na Páscoa, o mê sobrinho mai velho que é ingenhêro de agricultura me disse que tinha ido ali a Santarém, parece qu’á Feira da Agricultura, e que viu lá uma máquina para saberem a qualidade do vinho antes da vindima. Disse que metem uma folha da parreira na máquina e aquilo diz logo se o vinho vai a ser bom ou mau.

- Eh lá! - desconfiou o Ti Chico.

Ti Zé Luís não resistiu a continuar o cambalacho.

- Eu também já ouvi falar dessa máquina. O mê Zéi tamém já me falou numa que um espanhol l'amostrou ali ao pé das Elhas e que serve pra contar as abelhas nos cortiços.

- Ó Zé Luís, já a estás a espetar - continuava desconfiado Ti Chico.

"Nosso" Fernando Pombo entra a ajudar à festa.

- Eu acredito! E tu admiras-te ó Chico! Mas tu já viste a quantidade de engenhocas que apareceram pr'aí, ultimamente? A mai bonita qu'ê já vi, foi uma que estavam a mostrar ali na Feira do Fundão faz três antontem quinze dias. Isto é real, estavam lá a vender uma máquina que faz o azête logo no olival. Aquilo parece que trabalha atrelado ao tractor, a azêtona entra numa tulha, é prensada c' o hidráulco, e até escalda o azête e deita logo o azenagre fora.

- O quei! Tu não me digas…

- É verdade, olha! estava lá um gajo ali da Bimposta que mercou uma.

- É por isso que a nossa agricultura está como está. Então, alguma vez esse azeite pode ser bom…

Ti Manel aproveitou para esticar a corda ainda mais.

- Eu também já ouvi falar dessa maquineta. E falas tu do azête. Olha, se calhar até é melhor, sabes porquêi? Porque tamém já me dexeram que aquilo tem um sistema qualquer que separa a azêtona que tem bitcho da que no tem. E só moi a sãzinha! Por isso, o azête tem de ser bom.

- Ná! Eu não acredito nisso. Ele pode lá ser…

- Ai! A porra, eh! ó Chico, atão no pode ser? Atão tu no dizes que eles foram à lua? Quer-se dizer, irem à lua pode ser, uma máquina para fazer azête no olival, já no pode…ora que tu tamém és do catano…Ó Senhor Domingos, é ou no é vardade o que nós estamos a dezer?

O Sr. Domingos tinha o hábito de permanecer com a cara encostada ao punho da bengala, e, não raro, passar pelas brasas, nessa posição. Desta vez tinha acompanhado o desenrolar da conversa, sorrindo, com a cara virada para o outro lado, para não estragar a cena. Limitou-se a sentenciar:

- Vós sandeis CHAPADOS!

11 comentários:

Anónimo disse...

Essa história da lua....será que eles vão morrer a pensar que é mentira !! Bem que gostaria de os convencer....mas essa malta é chapada !
Os teus relatos são tão bons como as mais lindas histórias de encantar, pelo menos a mim encantam-me.

Anónimo disse...

Fartei-me de rir----fez-me lembrar a Conversa da Treta com o Tony e o Zé-zé.

Anónimo disse...

Chuegei dos, ou seja vim dos açores hoje, vim ao Bloog, com saudade e "fernezim", mas a a aquilo que li, só li oultimo, fiquei. Assim feliz! com cara de parvo.

Anónimo disse...

Nem tudo é mau. Por exemplo o xendro, é suave, deve ser linda, parece, ser ela, quase de verdade, espero que tenhas voltado!

Anónimo disse...

È normal, não teres até ao momento, maís com. Não é facil ter coragem de dizer algo, sobre aquilo que se leu de ti! Ficamos pequenos, sem vontade de tentar escrever, parece que tu fazes aquilo que um dia nós tambem queria-mos fazer, não leves o ifen a sério. Mas é provocador, ficar-se satisfeito, sem vontade de reagir, porque melhor é quase impossivel. Vou-me dedicar quase por inteiro á poesia. Tá quase decidido.

Anónimo disse...

Fui "conforontado", com um gajo ás duas da manha, que não sei onde é eleitor, nem ele, mas "queriame" bater, ALEIXAR MESMO eu falei com ele no limite e safei-me. Porra! dei de mim bue! não é facil quiz ir-me a ele zee, vive na minha aldeia e é o portug~^es que eu sou, tá cá sei lá dois anos nunca saiu do pais é mesmo como eu de cá. Não da Aldeia, vive cá há 3 anos, mas é Portugues dos cinco costados. Eu trabalho com os Espanhois, tenho tanto orgulo de lhes provar que somos melhores é um gozo quaze diário, mas depois?? fico tão triste. Lá nunca vi assim... Ainda cá tá o cabrão, deixou-nos os politicos e os outros, o cadaver deles deixou-lhes, só cadaver do próprio, cinco portugáis e um pouquinho, de mormente serem cinco vezes, "civilidade"!

Anónimo disse...

Os Doutores " com doutoramento" não se expôem, eu é que sei, são pessoas com esse cuidado, é normal e eu defendo isso a familia, outro dia o CV, gajo de 40 trinha 11, normal.
Agora ser Bófia, mas não ser ao mesmo tempo, ser "Jet Set" e nunca morrer de avião, ser Civil e não poder morder, ser Bacano e não ser mau, ser e não ser, morrer como os outros sem saber, não é fácil, mas estar apaixonado ajuda e eu não Sei! sei tudo menos isso, claro hoje, porque só quem já soube e sentiu pode ser parvo assim, Hoje foi noite de retrospectiva 1998. Só não foi cá.

Anónimo disse...

1998, deve ter sido um ano de transição, pro gajo, conheço a Rez, mas claro que o puto queria dizer 1988! ele pede desculpa pela estupidez.

Anónimo disse...

o MEU AMIGO LAPAXEIRO, também tás de férias, é muito provável, "vés", não há conversa e no entanto queria falar contigo. Pela parte que me toca, arriscando mesmo, sem risco "pareceme" paracetamol, achei piada, todos tomam ( menos eu ), até ( gosto de ter dor de cabeça ) felizmente é raro, mas quando tenho até gosto, claro desde que se cure num só dia. Não era esta a conversa peço desculpa, a conversa é que Lapaxeiro não é nome de medicamento, mas mesmo assim há quem faça questão, digo eu, em tomar uma dose todos os dias, a hora depende da disp+onibiladade de ir ao Blog! Se tivermos em conta que este Blog não vende genericos nota a falta que tens feito. até um dia destes,

Anónimo disse...

pratitamem, cuidado com essas afirmações, olha que os anjos não têm sexo!!!

Anónimo disse...

Não tem sexo dizes tu, só se for no teu paraiso, já levei com uma data deles! e ainda não voei, já bebi dez redbull, e só vejo é penas, mas só procura quem acredita e, ou eu não me chame pratitamem, mas algum deve ter saido fémia!