domingo, março 19, 2006

A NOSSA COMEDURA - VI - BACALHAU ALAGADO

Como os nossos amigos leitores não nos têm dado o prazer dos seus comentários, nem mesmo com a ameaça simpática de lapaxeiro a exigir a presença do Fadista, - (ele só não os encorre porque já morreu) , resolvi contribuir para lhes trazer algumas forças com esta excepcional receita de bacalhau.
São precisos apenas quatro ingredientes comestíveis: azeite, cebolas, batatas e, bien sur, bacalhau.
Outros ingredientes: muita paciência, amigos assim comédado, tinto do legítimo, ali mesmo dos lados da Raivosa, Ferrador, Lameira da Pinta, Batcharel, Pinheiros, Serra, Quelha Funda, Saramaga, Moinhos de Vento,(...) o que é preciso é que tenha cinco ingredientes: uvas maduras, fermentação lenta, trabalho com fartura, higiene e água. Mainada! Depois é só esperar lá pelos fins de Janeiro - nunca antes - para provar a pomada. Qualquer violação desta regra só pode ocorrer em vasilhas pequenas, deixadas propositadamente para os efeitos pretendidos: prova no S. Martinho, matança do cerdo, visita dum compincha, baptizado dum neto, participação nalguma festividade pública e pouco mais. O vinho precisa de arreganhos para aclarar à maneira e quer repouso. Além disso, seja em que circunstância for, quer moderação. É proibido encharcamento. Nem mesmo Baco consta que se embebedasse. Apenas que gostava de bom vinho e de mulheres. Eu também. Só que não sou deus. Melhor para mim.
Pronto! já sei.... trata-se de uma receita de bacalhau! já lá vamos...
Primeiro é decisivo que cozinheis bacalhau e não um parente qualquer. Para quem não seja expert nestas coisa pode - e deve - partir desta simples observação: o bom bacalhau seco raramente é branquinho - antes é, ligeiramente amarelado - depois a barbatana dorsal deve estar virada para cima, senão as duas, pelo menos uma, a escama deve estar toda no mesmo sentido e o rabo há-de parecer uma espécie de V invertido. Nunca comprar bacalhau do Pacífico. Só da Islândia e Noruega. Excepcional é o de seca amarela, que já aparece muito pouco.
O tipo é variável com as preferências pessoais: pode ser Corrente, Graúdo, Especial,... não importa. A demolha deve ser sempre em água o mais fria possível sem ser gelo, com a pele sempre virada para cima. O tempo varia em função da quantidade, da espessura do peixe e da vasilha onde se dessalga. Aconselho um mínimo de 48 horas com pelo menos duas mudanças de água. O arrefecimento da água é facilmente obtido, mesmo no Verão através da congelação de duas ou três garrafas de água previamente e que se introduzem no recipiente de dessalga. Assim fica a água sempre fresquinha e o bacalhau extraordinariamente mais saboroso. Pormenor não menos interessante é ainda a forma de o cortar: pedi que vo-lo cortem primeiro separando as abas na vertical e depois os lombos na horizontal. Deve depois ser escamado e limpo das barabatanas para além de ser exigido que se lhe retire a membrana negra que lhe percorre a parte ventral. Depois disto, aí vai a receita:
1 - Variando de acordo com o número e pessoas e consequentemente postas de bacalhau e mais ainda com o tipo de bacalhau e, claro, com a voracidade dos comensais, o importante é que o azeite tem que ser mesmo BOM e BASTANTE. Para quatro pessoas e bacalhau corrente, confeccionando só os lombos exige-se obra de um quartilho de azeite, tudo para mais que nunca menos.
2- Muita cebola cortada em rodelas inteiras medianamente cortadas. A cebola começa-se a cortar sempre pelo lado da raíz e nunca pelo lado do talo. Quando digo muita é também em função do tamanho, do recipiente - bom é o ferro - e da quantidade de bacalhau. Para o mesmo número de pessoas umas valentes cinco cebolas.
3. Bacalhau - as postas consideradas necessárias - e sempre com a pele para cima.
4 - O mesmo para as batatas: quantidade considerada satisfatória para os comensais.
NB. - Quanto mais largo for o recipiente, tanto melhor. Tem que ficar sempre tapado e é OBRIGATÓRIO que seja confeccionado em lume brando.
Então é assim:
Cortam-se as cebolas às rodelas, alagam-se com o azeite, sobrepõem-se as postas de bacalhau, e depois coroa-se com as batatas também elas cortadas às rodelas bem grossas. Tapa-se, pode ser lume vivo até levantar fervura, mas depois ,lume brandinho. Evitar abrir. Não precisa água. O bacalhau e as batatas cozem na sua própria essência , misturados com o azeite e a cebola.
Sirva-se bem quentinho e, se possível, acompanhai com uma fatia de pão caseiro,uns pozinhos de salsa e umas azeitonas retalhadas das verdadeiras.
Ide desempapando com o vernáculo tinto e dai-me inculcas desta maravilha. Bom apetite!

33 comentários:

Anónimo disse...

Poi, deve ser bom de verdade, provando, juro. Mas olha um omonimo teu, que eu conheço, também gosta e sabe! mas ainda é maçarico. só sabe ainda fazer comer, ainda não sabe, fazer maravilhas, mas se eu puder ajudar, se ele estiver disponivel, eu arranjo uma cunha, e um dia fazeis um petisco juntos.(MANJAR).

Anónimo disse...

"... é OBRIGATÓRIO que seja confeccionado em lume brando...", ensina o Mestre, mas por quanto tempo? Pergunta o aprendiz.

Anónimo disse...

Hummm... até já lhe estou sentindo o paladar. Depois de provar, digo de sua justiça, até lá, vou ficando pelo virtualismo do cheiro e sabor...

Anónimo disse...

Ups... o blog é salvador4ever.blogs.sapo.pt

Chanesco disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Uau, nunca tinha acontecido. foiz um post nãop foi, fibvo h+a toa. tentei tentei não consegui. Eu sei búe da fixe, mas comno aí meu deuys, nbão, não, mesmo passado dos carretos, lixado verdadeiramente, iussso, aquele arco, a ver se este com. passa ó meu a amigo L. help me olso duiz. Estou a ouvir Metálica, RFM.

Anónimo disse...

Bem eu sou um gajo, sempre calmo, fico com vontade de responder, de forma calma, a um conjunto de questões, sou obrigado, a mudar o meu disc"v"urso, não sei porque este embaraço, as palavras, custam a ssair, digo o contrario do que esztou a sentir. como é possivel. Assim não brinco, quando era puytoi, brincava, claro era puto, era fixe.

Anónimo disse...

Não Há isnpiração, nem n, que agfuente, um homem tentar ser gozado, Há tantos gajos, a quem, eu dei esse livre transito, sabem quaze todos tanto, como eu, tem esse cartão assinado por todos, e cá estou eu a gozar com esta virgula, por via do eu posso,. sei por isto de forma a eu riscar. Liberdade, tens que lhe ensinar o que isso é.

Anónimo disse...

Fiz um post, quando cheguei a casa, sobre, mim e sobre mim, falava um pouco sobre mim, éra um com. sereno, digo sereno, pois falava do nosso espaço, de forma serena, era isso, váriuas tentativas, prá oito ou novo, não consegui. Logo depois, meia hora outro assunto, foi possivel. isto é o que Amigo, probelema teu. nu sei. Isto é net. Lapaxeiro a conversa, da Basagueda Superior, È post da edilidade.

Anónimo disse...

Ò alguem se drome, ou o panfleto, não merece conversa. Ou eu li mal. devo andar destraido! porque raio estas merdas, me irritam ás vezes ás 4 da tarde no café, quando tento ler.

Anónimo disse...

>Já vi estás á toa, mando-te o assunto pela net. ou por fax. a serio. Lisboa ou Porto ou Coimbra. è mau, mas mai grave é que eles andam a cercar-nos, descobrem-se assim de vagarinho, berram, de TAL, FORMA, que quaquer dia, é necessario, cartão, Eu tenho Hetero/Homo/Bi/, POSSO entrar em qualquer lugar, dizer o que quizer na net, não ser levado, ai. ai, meu deus, fui comido, não me doeu, alguém leva issiu a vsério? não claro que não. E eu preocupado! "Quidado".

Anónimo disse...

A sensibilidade da net, é sempre susceptível e isso é um relatório muito duro, basta haver isso, a sedução de da tentativa. O Mundo passa a GIRAR MESMO AO CONTRARIO. A lógica desaparece!

Anónimo disse...

Parece um relatório do PNR, esses Paneleiros dum corno, palavra roubada ao Changoto, na verdade é uma chave, levada á séria, por via da arca, uau, fechada, parece a sete chaves. Deixa lá isso dos acentos, o Porto está na final e eu preocupado com o barça. Pois é foi mistura. Agora a minha mão está em baixo. Assunto sério, logo digo, bou belo, logo, á noite prometo melhoras, é o Carlos Lopes.

Anónimo disse...

Estou nas últimas, vou mudar de net, "ojurdui", vou passar a conversa, ao Lapaxeiro, consciente, dessa paneleirice, de dar lugar a outro, mas já levantei, ó bacano.

A chave está lá no mesmo sitio de sempre. Claro.

Anónimo disse...

Só agora li o petisco do Changoto. Não é crime pois não. Bem na verdade podia ser, mas naõ estou aconduzir, juro que me assustei, com a desculpa que tenho que arranjar, só espero que tenham acordado á pouco, porque na verdade não tenho desculpa. Mas também nao estou a conduzir. Sou mesmo bom, eu não mas o tinto ó vitor, a ouvir Choiftens, á hora que me aptece, não é mesmo pra todos. O resto já não creis? Eu sabia. Atão lá está já "apanhastens" comigo, sim não levo nada pós amigos, uma l´grima, quando eu quizer, eu sei que sou maluco. Mas isso é problema meu. Era um final tão bom! Lá está, não votei nele eu já sabia, não me sai da cabeça, A mim ninguém me cala. Balha-me Deus.

Anónimo disse...

Fico lixado, claro que fico lixado. Toda a gente tem paredes de vidro, não me lixem! Estou a ficar esgaziado, talvez.

Anónimo disse...

Sou leitor assíduo mas não uso (ouso) fazer comentários. O elevado nível dos textos de Karraio e Changoto deixa-me quase sempre com um sentimento de que, o que quer que eu possa dizer será sempre pequeno. Mas hoje decidi intervir porque acho que é mesmo de lamentar que alguns comentadores não façam como eu, remetendo-se ao silêncio - se a palavra é de prata, muitas e muitas vezes o silêncio é de ouro. Tive oportunidade de ver atrás que ja houve algumas chamadas de atenção e pedidos de contenção ao Pratitamem. Parece que não obtiveram sucesso, infelizmente. Mesmo assim acho que vale a pena continuar: água mole em pedra dura tanto dá até que fura.

Anónimo disse...

Pois, lá que é bom é, eu experimentei e é uma delícia, todavia, tive de ir destapando para ver quando estaria pronto ... Então Mestre, e o tempo??? OK, tudo bem, na receita da próxima iguaria, decerto, não se esquecerá.
Quanto ao mais, devo dizer que as batantinhas à cão reles são um manjar dos deuses, a acompanhar umas febras assadas (assadas, não é grelhadas), assadas directamente na brasa, à lareira nas noitas frias de inverno, com tinto, assim comedado, mas do ano anterior, sim porque o Mestre Changoto tem razão, o vinho precisa de uns arreganhos, a menos que seja só para molhar (molher) o bico e alvitrar como será, no futuro, o fruto de tanto trabalho e, porque não dizê-lo, paixão "alquímica" como diz o meu padrinho, meu companheiro nas andanças de fazer o nectar que nos delicia.
Continuem, Karraio e Changoto, vocês são a voz viva de um mundo que, a pouco e pouco, vai desaparecendo mas que nós, os filhos das aldeias beirãs, jamais esqueremos, nem deixaremos morrer nas gerações futuras.
Abraço fraterno.
O Salgueireiro.

Anónimo disse...

Como é isso. Comenta o Post. Fala de quem sabe,. diz de ti fala, sobre ti, diz, diz ou jamais esqueremos, morrer, ouu, Nem Deus, nem Diabo, ou assim assim, Mesmo ateu, ele aquele que ouyve, eu não. Estou cansado, cansadito. Mesmo cansado. Isso agora, esse possivel, ainda com 38, mais 4 e boa noite. Pois é. Vai ser sempre a partir, mesmo a matar. Prós, putos, sempre a rir, pra mim a matar. Sempre a sim foi. Semp+re assim ai vai ser.

Anónimo disse...

Ue? Tio oste falou poucas vezes in su vida, sempre a levar óstias, digo ió, na verdade, poucas, bem dadas, muitas se perderam. parece, acho. Agora que já sabe "intrepertar" ew ler "descubriu" o seu caminho, fico feliz por si esperro, que não seja tardiamente, é sempre a tempo, desde que a alma não seja pequena, nem a gula maior do que a sombra, desse desejo, espero bem relacionado, pois de outra forma, meu amigo, elew á coisas, dizem os técnicos, que tem que ser nessa altura. Tipo aprender a falar. E outras merdas, Pois é e isso dói, depois é só uma q"eustão". Depois, cada um trata de si, até ao fim da suya vida, mas o Changoto e Karraio, por exemplo, são mais sabidos do que eu por isso mesmo, sabem apenas mais do que eu, apenas isso, como eu sei também muito mais do que tu e não me trasnformo em simbiose, de ninguem, pois róças muyito e fazes comichão. E ressonas acordado.

Anónimo disse...

Os gajos ou senhoras sem nome, pessoas ai ssim, como eu detesto.

Anónimo disse...

Salgueirinho, boa, não tem medo, de ler, só lê se quer, não fica enervado, nem lixado, sabe ler, de forma transversal, parar e voltar a trás se for o caso, se tiver vontade, passar á frente se for o caso. Não é facil ser do Glorioso, claro que não.

Anónimo disse...

ò Arrepiado(a), eu também ainda sou solteiro por via disso, presumo honestidade, no com. Hoje, ouve coragem, bom caminho, os ráscas, que tens lido deram-te essa coragem, boa, é a minha palavra da semana. Bem a bem dizer, para não ser sempre na verdade, não deves ser má pessoa. Digo eu. Já disse algo de si. Tipo a essência do Blog, ele é do Karraio e do Changoto. Claro. Isto é porque eu sou um gajo importante e conheço a origem. Tu estás supostamente melhor, já tens corájem, com assento e tudo! é bom. O primeiro passo está dado. Nós que adora-mos os Post, penso, que como tu, fazemo-los viver, porque somos pessoas, viciadas, neste tipo de leitura, do Karraio e do Changoto, claro que estamos longe, da qualidade deles, mas eles percebem, entendem, e sabem que nós, também sabemos, mais do que isso, sentem a nossa alma aqui junto com a de muita gente, mas a dos amigos, como tu agora, já com coragem eatá ai também. E isso é bom. Já agora chama lá pelo Amigo Lapaxeiro, tou com saudades.

Anónimo disse...

Quem quizer complicar este bolg. Do Karraio e do Changoto, ligue pró Curso Superior da Basagueda, em "Panfeleto", Impresso a cores, pela velha senhora, em verdadeiro passeio rupestre. Não gravei a empresa de impressão. ANDA tudo a DRÒMIR ó que? O Partitamem não drome.

Anónimo disse...

As conversas, na net tem esse desvario, completamente, incerto. Tipo eu estar até ás três da matina no Lagar ele que me perdoi, já passou, e o filho do Marquês, foi aqui alvo, de um levas nas orelhas, supondo eu, ser ele o autor do com. o Anom. Só estou a fazer o reparo, porque fiquei entre essa hora e esta ainda aqui, como facilmente se nota, de forma, que queria sublinhar a "pretenção". O porquê desta louca é só mais uma. Não havia necessidade, mas atenção isto é só em relação ao animó. E apenas o último.

Anónimo disse...

Lá está, adoro esta expressão vai l´vai, dizia, que o comentário, que eu, não direcçionei, pra onde queria, era pró segundo anónimo, não sei quem é, mas visto o filme, voçê, não é o batanete, logo peço desculpa.

Anónimo disse...

Aguentas, mais duas horas, sem ventil, váis, ás bombas, porra, bem tirando o meeu, primo chequim pisca, zero de orientação, surpresa das supresas, o dono do Lagar com o sogro! Pensei, obras. Os tomares. Aquele rapaz tem que descañçar. Fogo. "Irão" prá lenha. Dormiu 4 horas, estáva que nem podia, bebi café, pagei a todos, normal. Sim já bálhei. Depois, vim a pensar até casa, racocinio, rápido, viagem curta, o gajo mal dormiu, já está a ser indróminado. Por isso estáva com aquela cara de mau, pra mim, mesmo no atendimento. Até ás três, às duas começou a rir-se das piadas e do espirito do L. Pombo, normal também eu era assim quando vinha e ele sabe e eu gosto. Ou seja até ás duas lixado, daqui a quatro horas levo com, o cota, á pois, pois é, agora percebi a cara de mau pra mim. Meu deus, Azar. Mas calma Mike! O bacano é tipo eu. Detesta discuções. Vai ao limite. Só que ele tem menos 13.

Anónimo disse...

Agora era um fadinho, mas, eu já não tenho o meu pai, pra ir buscar o meu avÕ, já não tenho o meu pai pra ouvir o meu fado, então assim sendo, fica a "refençia", Hospital antigo de Castelo Branco, 1973, Tinha as cordas grandes, boazinhas, sem puz, mas, um Senhor padre ali ao lado, tão crido e depois o puto a comer-me os geládos, ainda bem, com seis anos, já tinha vós, claro que não. Pelo menos conversa, vós nem pensar!

Anónimo disse...

Tentei entrar em todos os com. da página inicial. Sempre aquele sacana. Valhe-me Deus, eu! Como é possivel. Lí, í í, para. isso algures, a vergonha é a nossa cara. ( mesmo inventado era esta a mensagem ). Porra logo hoje, que fiz uma limpeza aos dentes e pareço outro, porra porra. Azar o meu. Como já ouvi cá na Aldeia, "deixa lá isso" Cláro ser atropelado, por uma cisterna de gásoleo cheia, e sobreviver, deve ser bem pior. Vá tão.

Anónimo disse...

Esse gajo não era mau rapaz, mas tem pudor das fereiras, logo ia ser um sacanita, mais cedo ou mais tarde e isso eu não quero. A maneiras que tudo tem um principio e um fim. Este desabafo final, não lho posso negar, vá lá tenham dô. Se ele há coisa, em que nos valha? a lição, será qualquer coisa tipo, deste genero nem por isso. Mais vale, ir cortar o cabelo aó tó melhano, custa muito menos, eu é que sei, vós também mas não creis, sorte a vossa, poupais no gel, espertos.

Anónimo disse...

O pratitamem devia ter um blogue para meter lá o nonsense que aqui debita.
se ele arranjar um blogue, prometo que vou lá e mato umas patacoadas que ninguém percebe.

Anónimo disse...

Desculpa lá ó çabolo, mas o bacano, nem putos tem. Deixa l´isso, acaba l´o curso. Muito máis importante.

Anónimo disse...

tenho só uma perguntinha, porque deve o bacalhau ser demolhado com a pele virada para cima ?