segunda-feira, abril 03, 2006

A NOSSA COMEDURA - VII - PASTÉIS ( BOLOS) DE BACALHAU

O bacalhau é, por excelência , o noso peixe. Quando digo nosso, digo dos portugueses. Não vamos discutir por causa de um filho malcriado, que, tendo vivido mal o complexo de Édipo, bateu na mãe, a ponto de lhe fazer uma guerra;... se calhar estaríamos melhor como espanhóis. Se calhar, não.... Mas, já nada é como dantes. Adiante, que não foi para isto que aqui cheguei.
Festa ou excursão que se preze apresenta sempre pastelinhos de bacalhau.
Vamos ser eficazes. O tempo urge e, ou a receita entra a tempo ou continuais a mamar batata por bacalhau em bolinhos...
Exigências:
1 Bacalhau do verdadeiro: de seca amarela de preferência, bem demolhado. Duas mudas, ou três, de água, de pele para cima e em água fresca o mais que puder ser. Sempre.
2-Batatas das que vêm da terra no tempo que é dado. Nada dessas parvoíces de batatas lavadas e/ou batatas novas que se esfarelam como castelos de areia. Bem descascadas, limpas de resíduos de talos, bem lavadinhas e inteiras. Nada de abrir batata ao meio.
3- Muita e viçosa salsa, lavada, posta a secar e migada comédado! Pois! Vós sabeis.
4- Ovos frescos, varáveis em quantidade conforme os pastéis que se façam.
5- Cebola da branca - evitar a roxa e mais ainda a espanhola, fechada como casulo - a cebola quer-se solta, a tender para o doce e nada daquela cebola apertada dos espanhóis. Espanha tem muita coisa, mas, grande parte da que nos aparece no mercado, vale pouco. De bom têm pimentos, pimentada/pimentão e pouco mais.
6- Alhos, esmurrados primeiro, depois bem esmagados com a lâmina de uma faca grossa em cima da tábua de cozinha. Aproveitar bem os unguentos. Nunca esborrachar e/ou migar o grelo. NUNCA.
7. EM CASO DE NECESSIDADE UM POUCO DE FARINHA SEM FERMENTO E UM CHIRRICHICHI DE VINAGRE PARA QUEM GOSTE DESTE PALADAR NOS PASTÉIS, O QUE NÃO É O MEU CASO. PRESCINDO DO VINHO AZEDO.
8- Um tacho, de preferência em ferro fundido, com água, em lume médio, onde se colocam as batatas inteiras e descascadas e, por cima, no mesmo tacho e água, o belo bacalhau com a pele para cima. Deixar cozer o tempo necessário, escorrer de imediato, retirar o bacalhau, fazer um semi-puré das batatas com garfo -nada de varinha mágica -, meter a mão, conferir se não há grelos esquecidos, desfiar e pelar o bacalhau À MÃO, envolver com colher de pau e combinar, à mão, de forma a conseguir uma massa mais ou menos homogénea.
9- Calcular o número de ovos necessários para fazer a ligação, batê-los, envolver à mão na massa, misturar os alhos bem esmagados, a salsa bem segadinha, conseguir uma pasta solta sem ser líquida, deixar assentar. Se for necessário -estritamente- um pouco de farinha sem fermento para unir e absorver algum excesso de líquido.
10- Deixar repousar aí obra de um dia, ou pouco mais ou menos, tendo o cuidado de ir remexendo a pasta por forma a que os ingredientes se combinem.
11- Aquecer bem o óleo (em sertã ou frigideira que permita a flutuação dos pastelinhos) - que deve ser adequado à fritura a elevada temperatura, para evitar gordura entranhada, deve ser substituído cada três frituras e nele devem flutuar alguns cascarões de ovo para evitar o aparecimento de espuma e consequente desajuste na mexidela
12- Fazer os pastelinhos com a ajuda de duas colheres - obviamente o tamanho da colher determina o tamanho do pastel -; preferi as medianas: o pastel frita melhor, mais depressa e não ensopa.
13- Retirar da fritura depois de virados no óleo quente para um pano/papel absorvente e só por fim colocar na travessa de apresentação.
14 - Degustar e conviver.
(Como reparastes não se fala em sal. O bacalhau é, por cultura, peixe conservado em salga. Tende cuidado. Se for necessário adicionai à massa sal fininho, de mesa.)
Bom apetite. Acompanhai com bons amigos e vinho de uva do bom - tinto ou branco - é indiferente.
Xi e boas festas.

12 comentários:

Anónimo disse...

"DIZ que Não"!

Anónimo disse...

Deve ser bem bom. Mas da próxima experimenta por uma folha de louro por cada 4 batatas médias quando estiverem a cozer com o bacalhau.

Anónimo disse...

Pois, é o amigo lapaxeiro, já está fixe, Graças a Deus, parece, "penço", que já está em convalescença. O amigo pratitamem, ouviu dizer da mãe da mãe, soube exatamente ontem, uma semana depois, as melhoras ó filosofo da "diferensa", o penço, como sentiste era uma chalaça. sEM PIADA mas i atão! rir é quando n~~ao se tem Pontos, espero que n
~~ao tenhas, não te podes rire. Certo. E tu tens essa coisa pro humor, puro, logo, também não podes soluçar, nem comer doces. Fazes falta, como diz o C. filosofo, tem que ser, tem que ser.

Anónimo disse...

Bem, ò amigo changoto, anda prá e uma profissional de cozinha, Xingosa, por ventura sabedora, mas, um pouquito, sei lá tambem devia ver, de frente, a Torre do tombo. Tá certo. viva a Libéria. Por Exemplo.

Anónimo disse...

Mau feitio, ninguem, quer comprar. Vi o senhor da guerra antes de ontem (nicolas cage) King of... Sente-se no filme, tantos relatos, que eu ouvi, a brutalidade das image..-não engana. Muito duro muito bom. O que é que isso tem a ver com loureiro. Nada. Vê o filme. E sente o mundo, que nos ultrapassa. E sente-te.

Anónimo disse...

Se ele há coisa, que "errite", um homem, é nÃO SABER, em que dia pode ser perdoado! è duro!

Anónimo disse...

Essa doença machista, vai matar o mensageiro, E eu quero ter filhos, maís essa amizade sempre, impossivel de mudar. A amizade, tem uma coisa boa, ninguem "cede", não tem lugar, nem espaço. Vive sozinha sem lugar, arrumada,, mas sempre na onda. Ninguem vive verdadeiramente, agarrado, lá no fundo, há sempre um amigo, vivo, morto, adormecido. Eu. Eles parece que os compram a "vulso", Com um Gozo tão "discutivel", Meu deus que tipo de vaqcina, foi essa! Meu Deus! È a idade? Será esse meu erro maior em 1997. Será esses sonhos acertados, será esses trinta anos que me reste, será a vossa mistura. Será o meu erro fatal? Sera? que a vossa amizade, Já não existe, Sem rodeios, H. Quero alegria. Quero duresa. Quero opinião, pessoAL! Sorriso, café, Normal.

Anónimo disse...

Parece que a opinião, anda ai em saldos, é aquilo que o meu amigo karraio, riu, as mensagens sabujas, do outro amigo o sapador, que diz ao vivo que ás vezes sou o melhor ( e a opinião dele é a mais importante ás vezes ) Depois e sempre a minha, QUAZE SEMPRE HONESTA E Meu deus como é possivel, por amor de Deus,tem olhos na cara! Tenho vergonha quase sempre. Depois, como não dá azo, cá estou eu. Pra quê? A ver se posso, só isso. È assim tão grave. Pertencer a este lugar exige trabalho, exige vontade e dedicação, logo tipo, isso não é "conosco", mentira, estou cá pra tirar aquela parede e fica, ali bem um "HOLE" de entrada digo eu! Estou a ouvir Xutos e Pontapés, Já estou enjoado de Rádio Macau. XP, são sempre xp. Sempre. E atão Maria João, vai lá vai, partete- todo. A não ser que não estejas sozinho.

Anónimo disse...

SE existe um nome que eu acho, que se meteu na minha vida, eu que nunca fiz mal a ninguem acho, esse nome será sempre "#cristina"#. Até eu morrer.Até eu morrer.

Anónimo disse...

Tá dito, tá dito, não me sinto melhor, nem mais aliviado. Só que a verdade só tem um caminho, nos casos de sucesso, correu bem, nos outros, correu mal azar o meu, que tive uma bruxa, a meter a vassuora na minha vida. Logo comigo, que já nasci parvo e pensava que era imune a bruxarias. È assim a vida.

Anónimo disse...

dgfhgf

pratitamem disse...

Na verdade tanta conversa! Sempre existiram Cristinas e sempre existirão assim ou assado. Muitas Belmiras, se sentiram agradecidas, outras porventura, Não! Mesmo no ramo das Cristinas, muitas foram as Marias vencedoras! algo impensável, antes da revogação, da lei, que abriu a possibilidade de cada um poder escolher o nome e agir #per si# escolhendo então, se queria sentir ou cheirar! Poucos foram os que se deixaram ir pelo patcholi, mormente, ainda existirem admiradores...
No meu caso parece que não houve enganos, Só fico irritado quando a minha estória, não acontece apenas com as personagens do meu livro, aquele que eu estou a escrever!
Abril 2018.