sábado, junho 17, 2006

NENIKIKAMEN

"(...) na história épica da Batalha da Maratona, no ano 490 a.C., quando, na planície da Maratona, a cerca de 40 Km de Atenas, 7000 guerreiros gregos derrotaram 20 000 invasores persas.

Para os historiadores, esta vitória grega viria a ser considerada como a batalha que salvou a civilização ocidental, tal como hoje a conhecemos. Depois da batalha, um corredor solitário foi enviado desde Maratona até Atenas para contar ao povo o grande triunfo. Quando chegou ao centro de Atenas, completamente exausto, apenas conseguiu gritar NENIKIKAMEN (Ganhámos), para, de seguida, sofrer um colapso e morrer."


(Confesso que não sou adepto do folclore exagerado à volta do mundial; fico-me discretamente por umas minis e amendoins no café. Depois da vitória futebolística sobre a Pérsia, em vez de continuar nas minis e nos amendoins como alguns milhões de portugueses, fui-me à net a saber coisas sobre a Pérsia actual. Eu acho que esta minha atitude deveria ser apresentada como uma referência nacional e inscrita no manual de boas práticas do amante de futebol).

9 comentários:

CanisLupusSignatus disse...

subscrevo integralmente.

um forte abraço!

Anónimo disse...

Não sei como se diz folclore exagerado em Arabe ou Persa, mas aposto que FIGO não é. Não sei como é que se diz desporto nessas linguas, mas aposto que Karraio tambem não é. Pode ser porra o ála não nos ouvio, ou porra ( elas a pensar baixinho ele é tão bonito ) ou porque é que os nossos saits´s, são bloquiados pelo regime, mas eu voto nele e dava a vida contra o ocidente, a minha mulher é minha escrava diz o meu Islão, o resto é politica, blá blá blá e por ai fora. O Afonso Henriques era mau. O D.Luis abolio a escravatura e ela ainda existe o Povo Africano sofreu, aquilo que pra mim é o maior crime contra a Humanidade em toda a história do Mundo, seguida do Holocausto. Eu claro como tu, não tenho medo dos africanos, ás vezes tenho medo é que eles não entendão, pois eu não tenho maneira de lhes pedir desculpas, por tudo e por tudo. Fico contente quando compreendem o meu lugar na Historia e o comparam e seguimos em frente. Agora D. "Afonso Henriques", Pra mim, já não consigo.

Anónimo disse...

às vezes fico tão irritado contigo, se estivesses aqui agora, era gajo te fazer ouvir como eu sei, durante mais de meia hora e tu a fazer ar de quem não ouve a minha conversa mais do que testada e comprovada, mas pelo menos ouvias. Porra.( gostaste da piada? ). No Bar Pipas vende-se Guiness, Não se vende o mundo ideal, essa net onde tu foste, deu-te, um sentimento muito bom, fez-te um bem terrivel á alma, parece, fico muito contente, eu já te conhenco, por isso és meu amigo. Há tantas coisas com que discorda-mos, o mundo é tão injusto, há tanta coisa premente, tanta fome que se cala, tanta injustiça que acontece, tanta gente que morre, tanta criança, que nunca é adulto como nós, cujo sonho é ter uma mãe ou um pai, vai com calma chico. A Persia a Roma ou tudo aquilo que tu tenhas como adquirido é a hipocrisia de quem vive nesse mundo, de onde a realidade, apenas conhece aquilo que tu eu e outros filtram, gracas aos nossos pais o que é certo e errado. Sempre com a presença do pecado de querer mudar o mundo por via, da nossa hipócrica, Disponibilidade!

Anónimo disse...

Foi mais fácil ler a Pedra de la Roseta...

Anónimo disse...

Já q falais em maratonas, recordo, recuando aos anos 80, o boom do atletismo na nossa ALDEIA, ele era masculinos, fimininos, juniores, juvenis, tudo sobre o comando de três siglas do nosso clube:
Cacolas
Furdas
Licas
lembro-me especialmente de uma corrida em que o avec Gil, conhecedor de todos os atalhos da nossa serra da carochinha, escondido detrás de uma giestas, fez somente a descida em direcção á lameira mas nem assim infelizmente ganhou! mas tb não morreu.

Anónimo disse...

Felizmente.
força lusa, com tusa, qual aztecas qual carapuça.

Anónimo disse...

Amigo Entrapacheco, esse rapaz que conhecia os desvios e que tu dizes que não ganhou, foi porque não quis! Eu não vivi esse tempo na Aldeia, mas garanto que as pessoas de bem têm esse sinal, junto do sucesso que é falso, logo quaze que apostava que ele não ganhou porque dentro dele algo mais forte lhe disse ná tu não és assim. e Ele que se ouvia muitas vezes certamente, concordou! Digo eu.

Anónimo disse...

Amigo Zariguidum, é por isso que andamos aqui, por via de saber se esse Françes tinha ou não razão e se tu és ablativo ou conjuntivo. Na verdade não concordas, com as atrocidades cometidas no sec.XIX e depois, nem eu, mas isso é Quaze História. E nós ainda não temos esse tempo de duração logo, temos que tentar viver o melhor possivel, isso quer dizer junto dos que nos amam, e que nós gostamos, o mais possivel durante esta vida.

Anónimo disse...

Eu tambem tenho esses DVD da visão, mas tens que moderar o comando das Operações, tás como o nosso Deco ( aquele beijo na camisola fez-me chorar ) a 200%, mas vai lá com calma! Logo te pago um copo.