sexta-feira, dezembro 01, 2006

A NOSSA FALA - LXXII - MANCAR

O Homem é, por natureza, agressivo. O seu cérebro reptiliano sobrepõe-se a qualquer adorno civilizacional. Kant bem bradava que era o MAL RADICAL que caracterizava a natureza humana; Nietzsche, curiosamente anti kantiano na sua essência, acabava por concordar com o chinês de Konigsberg (o mesmo Kant), quando acarretou para o mundo da filosofia os conceitos de VONTADE DE PODER e de INSTINTO VITAL. O que nos caracteriza de modo a não deixar qualque dúvida é que nenhum de nós gosta de ficar por baixo. Se nos pisam, logo clamamos:"o de baixo é meu, o de cima é de um judeu". Foi assim que, um dia, Montes Hermínios e Zé S. Marcos (curiosamente fazia anos a 25 de Abril, dia do santo e da revolução das forças armadas) se pegaram: S. Marcos tinha descido a barreira do Oiteiro ainda meio atarantado dos vapores da bebedeira da noite anterior, embolsa umas quantas escarretas, ardulha-as e atira-as para a terra pisando-as com a bota cardada, usual em dias de domingo invernal. Estava" frio como um corno", e, naturalmente, encostou-se ao muro do Geadas, velho resmungão que, quando bradava da curva do aidro, se ouvia em clarinho ao cimo da barreira da escola, paredes meias com a Tonha freira, vendedora de queijos nos intervalos de missas, lausperenes, terços e outras ocupações em prol da eclésia. Uma verdadeira beata. Tonho Lindo, vizinho aposentado da G.N.R. dizia mesmo:"isto, mulher que ande debaixo de saia de padre e sempre a bater com a mão no peito, é valhaca como as cobras".
Estava então o S. Marcos encostado à parede do chão do geadas, apanhando os raios de sol daquela manhã, aí por obra dessas dez horas, batendo ora uma bota ora outra e esfregando as palmas das mão e sempre resmungando: está um frio dum corno. Montes Hermínios vinha ainda com os olhos remelados - aquela cara já não via água havia para aí uns dez dias e o corpo, esse, pelo menos havia um ano. A cinquenta metros já se sabia que ele estava a chegar: quando ia ordenhar as ovelhas aquelas que podiam afastavam-se tal o perfume que Montes exalava!- S. Marcos dá-se conta e "ó cerdo, nem ao domingo mudas de ceroulas?!" Ainda por cima especou-se na frente de S. Marcos, que estava a MANCAR a filha mais velha do Mné maneta que vinha encher o cântaro ao chafariz do batoco. «Cachorrinho de al de ol, tira-te da frente do meu sol». E Montes" O sol é de quem o apanha não é de quem se encosta...«Ó mê cabrão de merda, se querias este lugar tiveras vindo mai cedo, ora o filho da puta». Montes chega-se ao Zé pisa-lhe as botas cardadas, borra-lhas todas e acalca: «vê lá se queres que te faça já aqui a cama!» S. Marcos:" o de baixo é meu e o de cima é dum judeu" e cospe mais uma escarradela bem enrolada. Aí Montes espeta uma estampilha ao S. Marcos... pegaram-se assim comédado e a filha do Mné Maneta que se tinha ajudado sozinha ao cântaro para a molídia, especou-se a MANCAR a espapada. De soslaio S. Marcos, que já havia muito andava de olho na Celestre, bota as unhas ao gasganete do Montes Hermínios, aperta-lhe o papo com toda a alma e espeta-lhe uma cabeçada no nariz que lho deixou a sangrar ..." Logo mas pagas mê cabrão" gritou o Hermínios, que, contra vontade, teve que mexer na água.
S.Marcos afoitou-se:"olha lá, Celestre, tu queres que eu vá a casa a buscar o carroço de ir à fonte e levo-te o cântaro ao cavacal?". Ela mancou-o de alto a baixo:"toma tino!" voltou-lhe as costas e desandou...
Vamos lá analisar esta situação: S. Marcos tinha chegado ao ponto mais alto do seu auto conceito quando partiu as ventas ao Montes e agora é afundado literalmente por aquela por quem, à noite, na enxerga de palha, tantos caibros já tinha contado... Achais vós que vos ficáveis assim? Nem S. Marcos! O seu instinto vital vestiu as garras, deixou-a dar a curva do Nicas, correu estrada acima, salta o portão do Brigadeiro, sobe a uma parnada da figueira curiga junto à parede, busca uma pedra redondinha, saca da funga (=funda=fisga), aquece os elásticos distendendo-os, mira pela forcalha a ver se apanhava bem o caminho por onde a Celestre havia de passar, espera o melhor momento, estica o elástico, solta a sola da mão e o projéctil acerta em cheio no cântaro de barro da Celestre que se escaqueirou, proporcionando-lhe um banho integral. A velha Bate-orelhas, que estava escanchada na porta da furda do porco do Coelhinho a dar uma mijadela antes de missa, "isso foi o câncaro do barro, a mim outro dia, ia pra beber uma pinguinha de água, mal rocei com o copo de resmalde na barriga do cântaro e ele escavacou-se. É o câncaro do barro, dixe-mo o home de Alcafozes que aí vem a vender talhas e escoureiros, e malgas e tudo. Até lhe comprei lá um pucheirinho pra fazer o café de borra. Tive que lho encher de feijão grande duas vezes! Maldito negro!"
Celeste nem ouviu nada....botou-se a correr a ver se S.Marcos ainda estava a apanhar o Sol encostado ao muro do Geadas. O S. Marcos, mancou-a logo e"ala que se faz tarde", arranca estrada abaixo e quando a Celeste lá chega, estava ele a fingir que apertava as botas, mas sempre mancando o que ela faria...."Depressa chegaste a casa com o cântaro... parece que vens toda sueda!"
«O que gostava de saber é quem foi o urso que me partiu o cântaro! » "Eu inda daqui no saí!"no penses!"
Como se vê, só nos sentimos realizados quando ficamos por cima e podemos cantar vitória mesmo que isso seja à custa dos outros. Melhor: sempre à custa dos outros.
A humanidade é mesmo velhaca; nunca resolveu o problema mais simples: viver em paz. Todos sabemos que é mais barato um século de paz do que meia hora de guerra. O que se verifica é que nunca conhecemos meia hora de paz!
Culpamos o S. Marcos pela atitude que cometeu: somos inquisidores. Todos nós somos fiscais do outro e se o pudermos calcar para que nós fiquemos mais altos aí nem há dúvida.
Andamos sempre a mancar-nos uns aos outros e aparecer oportunidade de o achincalharmos, sentimos um prazer maquiavélico.
Ainda assim não desisto de procurar e mesmo manquinho ainda vou mancando alguns patifes, mas também - haja esperança!- MANCO gente com quem vale a pena conviver. São esses que figuram nos meus amigos... Quereis pertencer a esse grupo? Procurai viver em PAZ!
XXXXXIIIIIIII GGGRRRAAAAANNNNDDDDDEEE!

31 comentários:

Anónimo disse...

Já aqui não vinha á uns dias largos. Mas quando se possa pensar, que estas centenas e centenas de ditos e saberes, já aqui escritos, pouco de novo ou de excelente possam pra nosoutros despertar, aqui está este Post, seis estrelas pra nos meter ao rego. È por estas e por outras, que tendo, em atalho de foice, mudado de computador recentemente, o Basagueda, foi o primeiro link que gravei nos favoritos. Gosto de pessoas que não desistem de um Mundo melhore, bem Hajas Changoto.

Anónimo disse...

Neste meu com. Espero que entendão, esse he! Ou então, volta Vasconcelos, fazes tanta falta, não tanto pela pintura, digo eu, sinto a tua falta Mário maluco.

Anónimo disse...

Mancar também não pode querer dizer coxear?

Anónimo disse...

Tou-te a mancar ó lapacheiro: és bófia. Mas tens razão, sim senhor, muita razão.A prevenção tem de ser de todos e por todas as maneiras, até nos blogs.

Anónimo disse...

O relatório do Lapaxeiro sobre a sinistralidade nas estradas portuguesas deixou-me a pensar. E nem sequer é novidade. Há comportamentos na estrada, alguns dos quais cada um de nós também protagoniza, que são verdadeiramente arrepiantes.
Mas também há atitudes que, embora fora da estrada, me tiram do sério. E aqui tenho de concordar com o Lapaxeiro quando diz que a arrogância é proporcional à cilindrada do automóvel. Pelo menos será proporcional à importância que cada um se convence que tem. Estou a falar de uma situação que certamente já terá sido notada por todos os que circulam na Rua Pina Ferraz (estrada que atravessa toda a freguesia no sentido norte-sul), em especial por aqules que entram na estrada através do cruzamento frente ao café Lagar, para quem vem da vizinha aldeia de Águas. É usual ver carros (curiosamente quase sempre os mesmos) estacionados mesmo em frente ao tal cruzamento e antes da passadeira para peões que existe frente ao café e ao mini-mercado. Esses carros provocam grande transtorno e por vezes algumas situações de perigo para quem quer sair do cruzamento e entrar na estrada virando à esquerda. Isto acontece porque quem sai do cruzamento para entrar na estrada não pode fazê-lo directamente para a sua faixa de rodagem, vendo-se obrigado a cirucular na faixa contrária.O que é curioso é que nunca tive conhecimento de qualquer multa nesse local (mas eu também não sei tudo, não é?).

Anónimo disse...

Epa! sou o mesmo anónimo do com. anterior mas esqueci-me de dizer uma coisa importante: ri-me à fartazana com as divagações da velha Bate-orelhas a propósito do câncaro de barro enquanto dava uma mijadela (será mesmo dela a mija?).
(P.S. Sou anónimo da mesma maneira que podia ser António, ou Acúrcio, ou Anacleto, ou Atanásio, ou Bonifácio, ou Cornélio, ou Eleutério, ou Tibúrcio ou mesmo até Virgolino).

Anónimo disse...

A musica que nos responsabilisa, não usa esses iii todos. Supondo eu que o Mário Vasconcelos, nada vos diz, fico triste e desampotado, mas é assim a vida.

Anónimo disse...

Não me lembro, mas acho que não. Pensava, amigo lapaxeiro, daquela vez em que fui de "Taxi" do aeroporto de bucareste, prá cidade, dita cidade, acho que não falei aqui ainda, não é fácil traduzir, mesmo pra mim e mesmo sem hora. Talves um dia. O que se passa é que ás vezes é tão parecido que até doi. Parecido há trinta anos, mas prontos, o melhor carro que vi lá sem matricula CD dá ai 130 a descer. Mas dá sempre isso, nas curvas e nos cruzamentos.

Anónimo disse...

Essa rapariga, posso dizer com cunha irlandesa, mais esse olhar atento, só lhe fica bem, gostei da atenção, caida em mais ou menos. Agora! Na altura pensei! vOU SER PRESO. jURO. Às vezes parece que não sei a quem pertenço. Sinto tanto engulho, na eira, que nunca sei, quando isso me vai engulhar. Conheço os meus amigos todos, quaze tão bem como me conheço a mim, a questão é simples, não conheco os vossos critérios, os meus, são responsabilidade minha. Nesse aspecto, sou um gajo feliz. Verdade.

Anónimo disse...

Nunca me passou pela cabeça, chegar a este ponto. Mas na verdade, eu não posso não sou capaz. Cunha, a verdade é só uma, não posso dizer, se a maioria é gajo ou gaja, na sei são bué, já VI ALI umas coisas, mas não é facil, tu és um broch, puritano, dizes-me e eu acho, logo, contigo não conto, mas na verdade, agora lembrei-me do teu- EX-colega e do marco. Somos novos não é?

Anónimo disse...

Ninguem vive aqui pá. Esse já lá vai, até fui ao jantar, estava tudo bem. Pá. O Karraio, é o gajo que eu queria ver na minha Aldeia. È o gajo, que voltou, sem interesse, voltou, mas o povo, ainda é dominado, pelo Demónio. Sim, TU. Quando te quizeres meter comigo, mede bem o deve e o haver. Só isso. Até os ossos te roeo. ExplicaÇÃO, REFORMA-TE, DIGO EU!

Anónimo disse...

Normalmente é sempre assim, lá longe, junto ao desconhecido, sempre h+a fenomenos, sempre se come. Falas Espanhol ou Portugues, ou mistura todos os dias, bem ai depende do frustado conquitador. Não sei onde moram. Nem quero saber. Outro dia li qualquer coisa, sobre o desgraçado do resiiistente. Rii Buué. A Elite, da bófia espanhola tem Há muito pouco tempo, por pressão nossa, lá um Advogado, que, julgo que pede aos da Gente, sempre um tradutor ou inglês ou Françes, ou aquelas Linguas, que só nós outros sabemos. Nunca ganhei nada com isso, sinto que ajudei dependendo da minha opinião, alguem. Já Vi Tanto, Dez anos, Dois litros de l´grimas. Acho que chega. Mil apertos na artéria a horta, dois milhois de cabelos brancos. Essas Amisades, essa gente nova, maraVILHOSA. Ensinada á pásada no estáGIO, mas maravilhosos, na verdade. Muito bons, mesmo muito bons.

Anónimo disse...

As traduções, foraM ANTES, numa altura, em que os proscritos, sobe esse verdadeiro, comando, davam provas, de superioridade, eram ao tempo achados, como valor acrescentado, Traduziam activas e tudo mais que, por ali cheira-sse. Nem que fosse o Luís Cigano ia ao tapete. N vezes. Com o Chefe a por os Pontos nos iis. Com a Bufaria mais "transgedora" e Mentirosa, ou só mentirosa, a não dizer, mal de ele sabe. È isso Cooperativismo. "Quem vive na ilusão, de ser como eu morre, só. Eu sou mais lindo, mais puro 100% puro. Era só o que faltava, não basta a noia, de querer o meu char-me, quanto mais., o desplante, de ter a minha maneira de ser, essa coisa que tanto tempo demorou a fazer. Olhar o espelho, e ficar sempre honesto. Foram muitas guerras, com o meu Pai, mas essa, tem lá uma cruz na sepultura, é minha do Luís. Conheço muitos pais cotas, verdade, Tenho, em mim que sou do mais manhoso que pode haver, conheco a mis´eria, que o mundo é. Tive essa sorte, de ter! uma mãe galinha. E esse cota, filho de fadista. O Avô manhoso que ensinou o meu "soudoso" pai. Pode ser, assim, não me importo muito. Só tenho mesmo é saudades do meu pai. T ipo, queria que ele soubesse, nada disso, só o queria mesmo abraçar, e beija-lo. faz-me falta. Dava-me autoridade, dava-me imortalidade, dava-me, a certeza que os meus quatro irmãos tem certa, nunca um velho, vai gostar assim tanto de nós. È isso de outra maneira, que pensa a minha única cota, nossa irmã. TantAS VEZES ouvi aquela sena lá do exame em pedrogão, não se cansava. pra ele era a pide. Depois tu do povo ganhaste ele o cota "recoreu" em 56? e tu ganhas-te foste a primeira..........................
São cenas de outros filmes. A minha irmã Lurdes, no Exame da quarta?= Classe? A prof. Não a levou a exame? o meu K. Recorreu? Acho que podia faZER A NIVEL destrital, ficou em 1º. , não era nascido. MAS SEI DE QUE MASSA SOU FEITO.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Um homem apaixonado, que mente, por via da sua vida, dando ao seu amor liberdade, nunca tá á espera, que o demónio esteja á escuta. Na verdade terrivel, o camafeu, não estava a escuta, já estava á espreita. Não tenho nada a dizer. Já consigo escrever, já não tenho sonhos advinhos. Já há muito tempo, que perdoei, algumas papalves, da nossa praça. Só falta mesmo pedir-te perdão. Talvez um dia possas. Eu ainda não consegui perdoar-me. Acho que nunca vou conseguir, eramos perfeitos. Perdoa o meu sofrimento.

Anónimo disse...

A propósito das trangressões ao Código da estrada com os estacionamentos no cruzamento da Aldeia (aqueles que as autoridades nunca vêem): aconteceu na semana passada um acidente no dito cruzamento que só por muita sorte não teve consequências trágicas, pois envolveu dois veículos, um dois quais transportava dois bébés. Ao que parece, e segundo terão relatado testemunhas no local, que acabam por vir dar razão ao que disse um anónimo lá atrás, na origem do acidente poderão ter estado os carros mal estacionados no cruzamento, e que foram apressadamente removidos do local pelos seus donos. O que é certo é que quando chegou a GNR, pelos vistos, já não estava lá nenhum dos carros (quem tem cú tem medo??).

Anónimo disse...

pro pratitamem fico triste em ver te nesses preparos. a tua angustia daquilo que poderias ter tido e nao tiveste ombridade de ter. a serio fico memo memo triste. so te posso dizer uma coisa tenho PENA de ti. alguem que te consitera

Anónimo disse...

pratitamem ja te falaram nos A.A.,ou entao tem que começar a por mais tabaco naquilo que fumas

Anónimo disse...

Que blog espectacular!

Gostaria de comentar o facto de este blog ter por falta de imagens, nao entendam isto como uma critica, mas sim como uma critica construtiva...Obrigado

Anónimo disse...

Quero deixar aqui os votos de BOAS FESTAS ao pessoal do Baságueda: ao Karraio, ao Changoto, ao Lapaxeiro e Pra-ti-tamem.

Anónimo disse...

Não há maior angustia do que sentir-vos, nessa escrita sóbria? Que vos revela a prisão, embora desilusão tambem rimasse.

Se alguma justiça o mundo tem, será certamente, de alguma coisa permitir, não só a que sabe, mas tambem a quem pode. È este PODE saber que acorda os diabinhos que todos temos, mas só alguns desperto. Como diz o meu amigo Karraio ANDAR IR.

Anónimo disse...

Estes vendedores de sombreiros mal enjorcados, cuja aba só a ponta do nariz deixa brilhar ao sol, tal a sombra que sobre si exercem, que nem a sua simples graça se regista no BI. Andar ir. È um gajo (de forma apenas tentada) ofendido mal tratado, por esta raça que não me conhece, mas dava o cú e cinco testões, por um autografo cá do je... tipo és um gajo porreiro, sou teu amigo, vamos beber um copo... Por Favor, ANDAR IR.

Anónimo disse...

Em adenda ao meu último com, devo no entanto admitir, que se a intenção do vendedor era vender qualquer coisa estritamente á personagem partitamem e apenas isso. E se puder ser em suaves prestações, até sou gajo pra comprar uma gorra dessas. Com certificado CE, pois tá claro.

Anónimo disse...

Desejo um bom natal com votos de um bom ano novo, a toda a gente da aldeia.
Ass.A filha do Lapatcheiro

Anónimo disse...

Parece, aquele ser humano, que ningem nunca viu, que diz eu sou o demónio, ati já te fiz a reza, pratitamem, Andas a bricar com esta merda, tens a Mania que não és Ateu, logo te dou cabo da reza. Não sou deste blog. Mas não posso contigo, tenho muito poder, irritas-me, fazes lembrar o eu, a minha vida, se comecei a estudar já cota, é porque mereço? se fiz os estudos secundários já velho é porque mereco.

Cota manhoso, não gosto de ti, és basico, nunca vais pertencer ao meu grupo, nem que te pintes de amarelo. Azar o teu á merdas, que são sinais quimicos e "iletricos"? eu posso escrever assim tu não, mesmo que chegues a doutor eu, sei sempre mais, aprendi ainda em puto, depois tenho um QI, que não respond3, para além do sector 3, e esse bufo, informou-te h´há muito mál. esqueceu, outros valores, "básicos", tipo, nunca se brinca ASSIM com a DEMOCRACIA, tipo, ter medo, da verdade, do confronto, QUEM SOU EU O ANONIMO, BUFO DA PIDE QUE TENTA SER MAU PARA O pratitamem, da palavra, da verdade, ser ainda ou ainda depois pide, é aquilo que falta a este país? Lembro-me de ter um dia dito, num post, que no minimo 50 anos pá coisa ser historia, parece que nem cem, pra ser verdade ás vezes. E tu diz-me lá ó bufo, da treta se ouve prisão, então o meu pai tinha ou não relegião, cabrão. ´Tá caladinho animal. Ainda és vivo? parece?

Anónimo disse...

Há sempre um fundo negro, no meio desta bondade. Na bondade deste Blog. Digo. Agora estava ou ainda a ouvir, Adriano Correia, menina dos olhos negros, e atão e atão só agora lá estou atras do vitor, de braços cruzados atras das costas, á espera da coragem dele pra dar a noticia, antes que eu não consiga esperar e fuja antes. Tinha lá um G mas mudei pra j, porque era gajo pra pensar nisso. ÀS vezes, lembro-me, desta musica, mas parecia, mais armagurada, era meu irmão Zé, já em cavalaria 8. E ai o sangue começa a correr nas minhas veias sem parar. E ai falte-me o orgulho, Fico tão pequenino. Só me vem á cabeça o Salgueiro Maia que ficou em 11. E o Ramalho Eanes, que não ficou. E depois sinto que os blogs, tambem já não erritam os donos deste pais, os senhores Jurnalistas, os verdadeiros Senhores da coisa. Mas eu já cota, quero é descanço, contra vós não luto, basta ver, aquilo que se passou na RTP 2, com o bacano ( Tonto ), não viram é normal, eu vi. Já não luto contra marés, tenho dois sonhos, um é ter filhos, outro que o meu irmão zé, me explique, porque é que inda é de esquerda, mais o que se passou durante a sua tropa. Ele tinha soldados sobe as ordens dele, amigos de um Alferes, que tinha, o numero vermelho do hotel, das gajas. Passados 14 anos, os melicianos, foram acomodados, no dia da entrada, com uma visita ao museu, pelo Senhor Doutor salgueiro maia. esta foi a Chaimite que levou o coitado lá do Quartel da GNR, ( Táva lá o Tó a berrar? ) E o zé agora sinto á toa. Duas semanas. DE repente o outro zé, que já não é devia estár em extasi, digo eu, foi tanto o barulho, que eu e o vitor, acordamos e fomos pá sala. Deve ter sido digo, eu o momento mais feliz do meu Pai. Já nunca mais ia ser "preseguido" o seu primeiro filho já não ia prá guerra, mem os outros. ( n~ºao consigo traduzir a minha mãe. ) foi isso que eu vi mais o vitor, e era isso que estava no olhar do Sr. Tenente Coronel, Salgueiro Maia, quando me olhou nos olhos nesse meu primeiro dia de tropa. Então sim o mundo é redondo, e ninguem pode julgar ninguem, neste Blog, isso é possivel, mas este não é um Blog qualquer, Senhores Jornalistas.

Anónimo disse...

Isto começa sempre no inicio, e ai não somos dez milhões, nem três. RTP. Nós felismente. Tambem tenho essa ideia, quando a felicidade é grande a tendencia é abusar, esquecer as regras até os assentos, e tudo e tudo.

Como é que Furriel eu, ficou sempre em Santarem, eram 400 candidatos, ficaram apurados, 390, em santarem na Escola Prática de Cavalaria, ficam pelo menos no meu tempo, os melhores vinte. Fiquei antes do vinte, agora continuava, prá i 15, serve, eu só queria lá ficar, não é facil, ás tantas por isso é dei tanta instrução na Aldeia, alguns muito bons. Há quereis saber, sobre esse gajo que ficou em 11, cuja única Homenagem em vida, digo agora, já com as entranhas todas... foi lá no Teatro Municipal de Santarem ás tantas e só, porque nesse ano havia um senhor com eles no sitio, não dúvido e não tenho dúvida absoluta, que foi, militar, Alferes, de Cavalaria, lá fora, em amor a uma Bandeira, que na altura era 1º Ministro, não votei nele nessa altura, e ainda bem, desde que me conheço, votei sempre nas pessoas erradas. Ainda bem que ele foi e voltou, já tarde, diria ó Rapaz, era assim que o TC, nos tratava, tinha medo dos Soldados, sim os soldados raros, tinha medo deles, nunca ou raramente falava com eles. Sentia digo eu, que lhes mentiu. Devia ser já viram, General de % estrelas, como o Ramalho Eanes, que as pode exibir, sem pudor, é alias o único, que o pode fazer, sem rodeios, deve ser tambem, na verdade, digo eu, o único que não deve sentir o peso das medalhas, Curiosamente, usou os mesmos cavalos. A história, vai ser mais rebuscada com V.Exa. Agora que juntaram aqui, é giro. Terminando assunto por que raio o homem que fez a revolução, depois há o pai do louça, que não mandou disparar, os outros que tiveram medo da ponte Salazar, aqueles que estavam no Cristo Rei, e essa gente toda, que o podia ter matado ou morto, nesse dia, não é. Ele estáva lá, só pra fazer uma revolução, quando os M47 do Brigadeiro, estiveram quase a disparar, a primeira coisa que lhe passou pela cabeça, foi ligar ao toto do sr. major, chefe das Operações. Claro que não estupidos. Ficaram espressões, mas gostava que soubessem o resto não querem, voltou, pró qualtel, no dia seguinte, convites no próprio dia, dias e meses depois, todos os dias, promoções imediatas, tantas, lugares em governos, muitos, só saiu, do Qualtel, quando esse gajo chamado cancro, o levou, pensso que com 50 algo do genero, foi em 91 ou 92, em sai em 91 e já sabia. Nada disto faz sentido, com muita pena minha. Só agora vejo aquilo que ele era. È sempre assim. Ele não leva a mal eu sei, era um puto, ó Rapaz. puto

Anónimo disse...

Há um gajo que eu conheço, que é meu amigo. Cuja estoria é parecida.
Saiu do Quartel, só levou "masaricos", tipo o outro, mas, esqueceu, que só tinhamos 20 e tal anos de democracia, lá em Lisboa. Quem, já esteve na Roménia, tipo eu, dá pra ver ou sentir, como isso é dificel! Tenho tanta pena de o nosso interior, ser tão parecido. Vivo aqui na Aldeia, o Quim faz o que pode, mas se o Presidente da Junta Fosse o meu amigo, DR. Anselmo Cunha, tudo seria melhor. Eu sou amigo dos dois. Tenho amizades diferentes, em relação aos dois, tive momentos muito bons com os dois, de qual sou mais amigo? Só se o mundo, fosse redondo, O Quim é um bom amigo, o cunha, faz parte daquilo, que eu sou. Foi a minha opção. Cada um na sua, Foram muitos anos a ouvir os manos, foram muitos anos, a ouvir o povo, antes, do transporte, antes de saber, que ainda somos romenos e Siganos, Antes de saber , porque se máta uma Aldeia. Tipo o Vitor. A Terra Lá DO CEMITÈRIO, não diz nadA NJÃO FALA.

Anónimo disse...

Não á dois gajos sempre a rir, porque, ficaram nesses, lugares do King. È essa a amisade!" " sim é essa a amisade, que quando eu falo, com esse gajo que vai deixar deixar, de ser meu colega. acontece. Sim o meu Amigo que fez o fAVOR, de me por a ouvir musica Irlandesa.( Não porra, esse é o inselmo),e faz parte de mim é um dos gajos da "TRAvola Redonda" . Não, vamos com calma, se eu votar no referendo, vai ser um sim tipo, concordo, com o referendo de há 5 anos, Pareceme-bem. Vamos discutir, uma coisa mais grave, tipo entre a prisão "prepetua
e a pena de Morte. Tipo, se eu for fosse condenado á morte. Era morto. Mas ás tantas se a decisão demora-se, mais uma semana, eu vivia. Não posso votar a minha morte em tempo, como não tenho tempo não voto. Eu sei que já nasci assim hipocrita, mas na verdade, uma semana antes, era apenas uma coisa, eu podia ter muito ter sido, aquilo, me parece não ir votar, Aquele destino que um dia vou ser, ouve tempo, em que me faltou a vontade, mas depois olhei pró ceu e vi estrelas, tão lindas, eu posso dizer que vi estrelas, juro, são tão lindas. Nunca posso saber que cometi um crime só porque votei nessa possibilidade, admitindo que estáva com a Koia, e ás tantas eram dez semanas e um dia, então já sou criminoso, pois ai já é crime, vamos "prendelas" , èsta já fez dois, então leva a driobar, não leva o quê o estupido, ela pode matar dez, ou onze já não sei, tabem, não li bem a lei.

Anónimo disse...

Tenho 18 anos, sou solteiro, fiz tres ^abortos, comigo quatro, nunca disse a ninguem, agora fico muito mais á vontade, porque até o luís concorda comigo. Vai-te encher de moscas Ò. Lembro-me dessa batalha que travei, pra que a actual lei existisse. Lembro-me dos contras, os mesmos de sempre, a Igreja. E vários fenomenos, Fico sempre triste, quando sinto, que há pessoas, que mudam de espelho, esta é uma boca manhosa, verdade, não sei qual é a opinião dos meus amigos! Eu sei que vai ser diversa, graças a Deus. E tambem sei que esta minha opinião é vista, como opinião, porventura a mais despida, certamente, a mais tonta. Sei que o mundo vos dá que fazer, mas na verdade, só queria, duas das vossas horas, faz uma viagem! Duas horas, tu sozinho, sobre o assunto. Eu sei que não, eu foram dezenas, mas, não é facil.

Anónimo disse...

Ainda não sei, qual o vai ser o meu voto. Sim ou não? Acho a pergunta manhosa, Hoje falei com putos, sim hoje, com o 12, ano, que não conheciam, que já se pode abortar com requesitos, que não sabiam que se a mulher abortar com doze semamas e um dia, pode ser presa na mesma! Tem vinte anos, vai votar sim? respondi-lhe aquilo que lhe digo, quando vai prós copos, ou prás gajas, digo-lhe sempre o mesmo. Eu se tivesse a tua idade fazia exactamente o mesmo. Mas eu que já sou velho, acho que este referendo devia ser só para as mulheres, È só a minha opinião. Talibãs da treta. Os senhores de familia, não conhecem as regras, deviam conhecer, qual é o vosso medo, Baralhar, obrigado brasileira, não sei de onde, as vossas mulheres, querem os vossos bastardos, Este mundo trasanda de hipocrisia, Eu tenho um casal de amigos, que fazem parte da minha vida, tiveram que passar as passas do Algarve, Quem manda neste pais, são os filhos do salazar, esses pseudogornalistas, que me obrigam quaquer dia, a levar um gajo que matou á machadada, pro adro da igreja, pra ser lá julgado e enforcado logo de seguida. Tá isto bonito tá. Em relação ao aborto, acho que deviam votar só as mulheres. Na prespectiva digo eu, que ainda existe, suponho, do voto ser secreto. Quero lá saber da relação extraconjugal, do meu marido, foi tudo pago, pelo estado. Ele gosta muito dela, mas assim foi lá ve-la, ao fim do trabalho, apanhou o intercidades, estáva cá ao fim do dia, ela não morreu, foi antes das dez semanas, ele soube antes de ontem mas deu nas dez semanas!? E agora ele jurou que nunca mais. Tenho 16 anos, vivo na aldeia, vai ser o meu segundo, mas, isto tem que ser sempre um segredo, logo, tenho que ver se não descobrem. vou arriscar. Às vezes o licas, sobretudo agora, quando fala com calma, deixa-me a penar, no parlamento, se calhar era melhor, era menos tormento. Ainda não andamos "divididos" o "sufeciente", Essa de todos para o mesmo, parece Bem. Depois de ler, o artigo, da senhora Dep.Independende, do PS, na visão, sobre o não, Achei piada ao não. Como me fez rir, outro não, com menos piada. Como agora sinto que ás vezes, mais vale ser independente, do que defender valores, isso valores, tantas vezes solúveis, á menor magia, nem que o Merlin esteja, do lado da magia Negra. A minha opinião é, só deviam votar as mulheres. Sim ou Não. Claro que o voto com burca obrigava a que o individuo, se despisse, em frente á mesa de voto.